04 março 2014

De onde sai o dinheiro para o Carnaval?

Carnaval 2013 RJ

Carnaval é lindo, é folia, é música, é feriado, é brilho, é ouro e é muuuuuito dinheiro gasto. Saiba de onde sai tanto dinheiro para montarmos aquele carnaval lindo e maravilhoso que passa na televisão, enquanto pessoas estão precisando de atendimento médico nos hospitais públicos.



O Blog "Compromisso Consciente" fez uma lista bem objetiva dizendo com clareza de onde é financiado as escolas de samba.
Globeleza 2014
1) Recursos do Governo Federal, que repassa para o Estado (Secretaria Estadual da Cultura) que repassa para a prefeitura.
2) Venda de ingressos nas escolas, ao longo do ano, para eventos que angariam fundos como: feijoada, ensaios ou rodas de samba, etc.
3) Subvenção da Liga das Escolas de Samba (no RJ).
4) Dinheiro de um patrono (bicheiro ou empresario). Também corre solto os boatos de que o tráfico subsidia algumas escolas.
5) Venda de um enredo - por uma quantia equivalente a 50% do custo de um carnaval, qualquer pessoa fisica ou juridica, pode pagar para uma escola de samba homenagear uma pessoa ou cidade. 

Além disso, existe uma matéria do Guia Rio Claro questionando:  Por mais que digam que Carnaval é festa popular, e deveria ser, o que justifica o gasto de R$600.000,00 com arquibancadas?

Confesso que eu achava tudo lindo, até descobrir que NOSSO dinheiro está enfiado na luxuria e na festança que envolve nosso feriado. Me desanimei e peguei desgosto em saber que, durante o carnaval existem pessoas que precisem de tratamento e profissionais nas redes públicas de saúde e em fevereiro/março nosso dinheiro é redirecionado para uma festa que ainda é cobrada. 

O que acham dessas matérias que encontrei no meio de pesquisas?

11 comentários:

  1. Adorei o post flor, beijo
    http://procurafeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O comentário acima é muito bom, hein!
    Agora falando realmente sobre o post...

    É realmente triste em saber o quanto se esbanja no carnaval. A nossa cultura infelizmente tem esses fortes laços ligados ao Carpe Diem, porém o que torna isso ruim é esse exagero que muitos nem se importam ATÉ que tudo acaba e se dão conta: caramba e agora?

    Não tem leitos no hospital, mas tem serpentina para jogar. Não tem abrigos para sem tetos, mas tem música para dançar. Não tem segurança o ano todo, mas no carnaval gringo não pode ser assaltado.

    Muito triste ver isso.
    Beijos!

    Um pouco de Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Pois é, pior que esses comentários ótimos estão em quase todos os posts. kkkkk

      Pois é, eu penso da mesma forma. Só de pensar nisso dá uma angustia sabe?

      Beijão

      Excluir
  3. Em meio a tantos posts falando sobre o Carnaval, enfim encontrei um que vale a pena ler.
    É uma hipocrisia tremenda dizer que o Carnaval é uma festa do povo. Suas pesquisas mostram que não.
    E o pior é que o povo, mesmo assim, idolatra tudo isso que o Sistema faz.
    As vezes me pergunto se o Brasil tem jeito...

    Olha, meu blog está com um projeto bem legal e diferente. Adoraria que você participasse.
    http://factsinasuburb.blogspot.com.br/2014/03/projeto-letter-endress.html

    Um grande beijo e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que para fazer o post, só encontrei esses sites com essa informação. Poucos são os que tem a coragem de dizer que o dinheiro publico está aí.

      Vou dar uma olhada no projeto *-*
      Beijão

      Excluir
  4. Isso eu já sabia alguns anos, que nosso dinheiro vai para o Carnaval. O Carnaval de SP e RJ deixou de ser popular, quando passou para os sambódromos de vez de ser nas ruas, mas aqui em sp essa coisa de fzr carnaval na rua está voltando igual antigamente (época de 80). Hoje o carnaval é elitizado, só quem pode pagar pela fantasia desfila, por isso tmbm n é mais uma festa para o povão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu quero as marchinhas de volta. No próximo ano irei participar de uma aqui no bairro... espero que volte mesmo. Pagar por algo que já pagamos é horrivel :(

      Beijão

      Excluir
  5. Sempre adorei pular carnaval, eu morava em cidade pequena e não tinha nada de sambódromo não, pegavam o caminhão subia um grupo de dança e ficava dançando musica de axé, sem cantor famoso, e era divertido. Sem gastos terríveis.
    Blog Grazi Barboza

    ResponderExcluir
  6. Eu detesto o carnaval, por mim não existiria

    http://www.viciadaembeaute.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Amei seu post...muito consciente e apoiadíssimo o questionamento de valores!!!

    ResponderExcluir

analyticstracking.php

About Us


Bruna Della, 19, brazilian, drama student, blogger and capricorn. Believe that can change the world with smiles. Blog Cappuccino E Bobagens is a personal space where I can talk about places, products, woman things and projects that help the world. If you have some suggestion, please, send us an e-mail: cappuccinoebobagens@gmail.com Cappuccino E Bobagens // Cappuccino And Stuffs

Recent

recentposts

Random

randomposts