10 julho 2014

Livro: Diário de Classe - Isadora Faber

Aos 13 anos, Isadora Faber, uma estudante de escola pública de Florianópolis (SC), indignada com os problemas de ensino e infraestrutura de seu colégio resolveu criar uma página no Facebook, o Diário de Classe, para denunciá-los. Chamou a atenção da imprensa nacional e internacional, mobilizou milhares de seguidores e conseguiu as mudanças que reivindicou. Sua jornada, no entanto, foi árdua: sofreu críticas, ameaças, represálias, agressões e processos. Porém, não desistiu, e hoje tem mais de 625 mil seguidores, inspirou a criação de mais de cem Diários de Classe, já participou de inúmeras palestras e eventos, ganhou prêmios e fundou a ONG Isadora Faber, com a qual continua seu trabalho por uma educação pública de qualidade no Brasil. Mais que um relato de coragem e do poder do webativismo, este livro é um retrato perturbador da situação da educação e dos serviços públicos brasileiros, que grita por cidadania e por transformações urgentes.
Autora: Isadora Faber
Editora: Gutenberg




 O que dizer de um livro que me encantou desde muito antes de ser lançado? Ler ele era minha principal ideia desde que a autora soltou no Diário de Classe que iria lançar um livro com a Editora Gutenberg. Daí duas alegrias, uma guria muito inteligente estaria contando sua história para o mundo e muito além das páginas na internet e segundo, ela lançaria o livro com a editora parceira do blog. É por isso e por mais que eu me orgulho de ser parceira da Gutenberg, eles dão oportunidade de autores novos, de blogueiros e jovens contarem suas histórias por aí, com uma bela capa, uma bela divulgação e certamente de uma forma que aguça a curiosidade de todos. Acho que é por isso que os livros da editora tem sucesso.

 Para quem não conhece a Isadora, ela criou uma página no facebook chamado "Diário de Classe", onde ela denunciava todas as coisas que considerava errado em sua escola. A repercussão foi tão grande que até parar na delegacia essa menina foi. Agora a Isadora inicia sua jornada no Ensino Médio e conta tudo o que aconteceu dentro deste livro de 272 páginas. 

 Assim como eu, creio que será impossível para vocês, futuros leitores, ler cada página e não se revoltar com várias situações. São coisas tão simples, tão irritantes que revolta até nós leitores. A vontade que me deu era de comprar um exemplar e entregar na mão de cada funcionário na área da educação. O que me deixou aliviada foi ver que a minha Escola de Tempo Integral está melhor do que muitas por aí, e o melhor, a categoria Diário Escola de Tempo Integral está fazendo seu papel. Claro com dimensão menor, mas está. 

 O livro como sempre, tem letras em um ótimo tamanho e conforme ela vai comentando os acontecimentos alguns link são deixados para você conferir. Meu irmão ficou intrigado com isso, exatamente tudo o que ela dizia havia um link onde ele tinha acesso ao post ou documentários bem interessantes.


 Para você que acompanha meu blog e sempre se encanta com as ações e coisas boas que temos apresentados a você, essa não é apenas uma resenha e sim um toque para que leiam e sintam-se motivados para realizar grandes mudanças em suas vidas. 

 Penso que esse livro não seja apenas uma forma de protesto contra a educação brasileira, mas sim uma forma de protesto contra nós mesmos, contra o cidadão que vê tanta coisa errada e não faz nada pra mudar, contra o cidadão que vê coisas boas e não faz nada para ampliar. Para mim esse livro é um protesto contra o comodismo e a falta de iniciativa.


 Olhando alguns comentários do livro na internet, vi que algumas professoras não concordaram com algumas questões e gostaria de saber o porquê, já que meu olhar é o mesmo que o da Isadora, é sempre bom alguém abrir nossos olhos. Então, se você já leu o livro e não concordou com algo, conte aqui nos comentários, mas vamos respeitar cada opinião.


16 comentários:

  1. Eu conheci o Diário de Classe há um bom tempo e ele me motivou a construir o meu blog, que possui temáticas do tipo, mas não 100%, fico muito feliz em saber que ela conseguiu superar todas as adversidades que teve de enfrentar.

    Mais uma que vai para minha wishlist!
    Mil beijos, Bruna.

    http://umpouco-demundo.blpgspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheci ele ano passado... Ina ela é maravilhosa!

      Beeeeeijão

      Excluir
  2. Ainda não li o livro, acompanho a Isadora pela página no Facebook e sou super a favor do que ela fez/faz. Certamente lerei o livro quando puder. Ótimo post!
    Sorteio do livro "Fahrenheit 451" no blog, participe: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  3. EU PRECISO LEEEEEEER! Bruna eu vou te bater, você fica aí fazendo resenha desses livros que me fazem até parar de ler o que estou lendo no momento pra saber mais e mais até comprar [aaaaaaaaaaa] kkkkkkkk
    Brincadeira, eu amei a resenha. Vou ter que comprar imediatamente esse livro hihih

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me bata kkkkk A culpa não é minha se felizmente só tenho livros bons.
      Compre que você irá se apaixonar Bia!

      Beijão

      Excluir
  4. Não li o livro ainda, mas pretendo. Ja tinha ouvido falar dele e achei super interessante.
    Beijos
    Dezesseis de Volta

    ResponderExcluir
  5. Sou fã da Isadora!
    Acompanho o diário de classe pelo Face, e quero muito ler o livro...tenho certeza de que tem muito a acrescentar!
    Desejo sucessos a Isa nesta jornada que ela empreendeu!

    detudoumpouco28.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Faz um tempinho que conheci a Isadora, o jornal aqui de Santa Catarina fez entrevista com ela. Mostraram o colégio onde ela estudava, o porque ela escrevia, e o sucesso dela nas redes sociais. É muito importante falar sobre as coisas que não estão corretas e tentar melhorá-las. Beijos, Érika =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi essa reportagem Erika, tem o link no livro!
      Sim, é muito importante meeeesmo!

      Beijão

      Excluir
  7. Ainda não li este livro, mas a temática é interessantíssima pelo simples fato de DENUNCIAR. A Isadora merece as parabenizações que recebeu, por que foi inteligente ao apontar o que havia de errado.
    Mais uma resenha ótima, Bruna, me fez interessar ainda mais pelo título, só vou esperar um tempo livre para lê-lo. Beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado pelo tema Dani <3
      Sim, ela merece todos os prêmios que ganhou e mais um pouco.

      Beijão

      Excluir
  8. nossa, que interessante!! eu lembro quando assisti uma reportagem sobre ela no fantástico. achei legal que essa história virou livro.
    beijos www.portefeminino.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virou e está muito bem escrita Lay!

      Beijão

      Excluir
  9. ADOREI esse livro, fiquei bem interessada com a historia da garota.
    e super legal com pessoas tem atitudes assim e conseguem "mudar" alguma coisa.


    Beijos

    ResponderExcluir

analyticstracking.php

About Us


Bruna Della, 19, brazilian, drama student, blogger and capricorn. Believe that can change the world with smiles. Blog Cappuccino E Bobagens is a personal space where I can talk about places, products, woman things and projects that help the world. If you have some suggestion, please, send us an e-mail: cappuccinoebobagens@gmail.com Cappuccino E Bobagens // Cappuccino And Stuffs

Recent

recentposts

Random

randomposts