12 novembro 2014

Como escolher a melhor carreira para você?

Fonte aqui.

 Estou com meus 17 anos e prestes a tomar uma decisão muito importante pra mim: a escolha da minha profissão. Para quem já me conhece e me acompanha faz um tempo sabe que estava entre Publicidade e Propaganda e Artes Cênicas, Jornalismo e Marketing seriam minhas segundas opções. Meu pai sempre disse que eu quero abraçar o mundo, fazer tudo ao mesmo tempo e posso ser sincera? Isso realmente me ajudou na hora da decisão. Não, não que eu já tenha certeza de que é isso o que irei fazer pelo resto da minha vida, más, tenho certeza que por enquanto é o que me fará feliz.

 Escolhi Artes Cênicas mas não excluo a Publicidade de um futuro técnico ou graduação, mas por enquanto meu coração está no teatro e tenho que me focar, pois se não, irei me perder. Algumas coisas que eu fiz na minha vida me fizeram ter essa certeza e irei compartilha-las aqui com vocês para que possam tomar a decisão correta ou mais próxima do correto, lições que eu aprendi e que seria incrível compartilhar com vocês.



Faça testes vocacionais

Fonte aqui.

Existem milhares de sites para você realizar um teste vocacional, normalmente eles te dão uma média, nada tão certeiro, apenas profissões para você pensar no assunto. Algumas faculdades de psicologia oferecem testes mais avançados e profundos que normalmente está mais que correto. Para saber, basta você entrar em contato com a faculdade de psicologia próxima, perguntar sobre o teste, valores (algumas fazem gratuitamente), datas e anote tudo o que eles te passarem. Faça o teste, selecione as opções que mais lhe agradam e só então vá para as seguintes fases.


Pesquise sobre a profissão

 Após escolher as melhores opções para você, faça uma pesquisa completa sobre sua profissão. Desde as melhores e piores universidades, até a aposentadoria. Mercado de trabalho, salário, o que você pode ou não fazer, os limites da sua profissão, se ele é ou não tendência pro futuro ou irá desaparecer como o Datilógrafo. Tenho certeza que pelo menos uma profissão você irá dispensar.


Converse com profissionais da área

Fonte aqui. 
 Pesquise na sua família ou rede de amigos pessoas que trabalham ou já trabalharam na área, converse com ela sobre seu interesse, ouça seus depoimentos e como era REALMENTE trabalhar naquele local. Se interessou? Então vá para o próximo passo.


Conheça de perto empresas

 Pergunte para seu familiar se você pode ir passar um dia com ele no serviço, ou pesquise perto da sua região e converse com gerentes e diretores sobre essa opção. 


Trabalhe pelo menos 6 meses

 Opções como jovem aprendiz e estágio existem, trabalhe se puder na área desejada ou apenas em um negócio perto da sua casa, registrado e com ponto. Assim quando você chegar no mercado de trabalho não estará leiga e saberá o que fazer. Seja sempre ético com todos e sempre sincero, isso pode te proporcionar contatos e oportunidades no futuro. 


Crie um plano

Fonte aqui.

 Pegue uma folha em branco, desenhe uma escada com quantos degraus desejar ou achar necessário. No ultimo degrau escreva sua idade e sua função (estudante) e no ultimo degrau escreva a sua profissão e onde você quer chegar. Pesquise e preencha nos outros degraus os passos que você precisa seguir para alcançar seu objetivo. Tente traçar metas durante seu ano para alcançar sempre um degrau. Não ter ideia do que fazer dos seus dias faz com que você se perca no meio do caminho.

 Bem, esses foram alguns itens e passos que segui e que me ajudaram a sair do ensino médio decidida, nada é certo mas por enquanto a minha decisão me faz feliz. 
 E vocês, já escolheram suas profissões?

6 comentários:

  1. Adorei o post, fiz muitos testes vocacionais e pesquisei muito antes de optar por Jornalismo. www.alemdolookdodia.com

    ResponderExcluir
  2. Eu escolhi a minha graças a um teste vocacional e foi tudo, mudou minha vida, super me identifico com direito. Que lindo o seu blog, principalmente o layout, tô apaixonada D: Sim, sou leza por que sou nova na bloggosfera e fico doida quando vejo um blog bonito que as cores combinam, a tipografia, tudo, invejinha branca HUEHEE Enfim, tô seguindo, te espero no meu bebê que é novinho ainda.

    Bebitchs.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa futura advogada e blogueira! Haha
      Que bom que gostou, é bem simples mas feito com muito amor.
      Seja bem vindo a blogosfera.

      Beijão

      Excluir
  3. adorei esse post linda, to na fase de escolher também a profissão, ja fiz testes devocionais mas não consigo me decidir rsrs oh indecisão bjão
    http://www.vitimadavaidade.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, segue os outros passos que você descobre sua vocação.

      Beijão

      Excluir

analyticstracking.php

About Us


Bruna Della, 19, brazilian, drama student, blogger and capricorn. Believe that can change the world with smiles. Blog Cappuccino E Bobagens is a personal space where I can talk about places, products, woman things and projects that help the world. If you have some suggestion, please, send us an e-mail: cappuccinoebobagens@gmail.com Cappuccino E Bobagens // Cappuccino And Stuffs

Recent

recentposts

Random

randomposts