15 julho 2015

Candidiase - Ginecologia


 Girls, vim aqui falar sobre um probleminha que tive recentemente. Sei que estou me expondo e podendo receber criticas ou pessoas mal amadas que gostam de falar do que nem sabem, mas acho que é super importante compartilhar com vocês leitoras (nesse post faço distinção porque é realmente direcionado a ELAS).
 Ginecologista e esses assuntos é algo que quero abordar mais com vocês, já que normalmente é algo que nos dá medo, nos dá insegurança e as vezes por falta de informação acabamos tendo alguns probleminhas.
 No meu caso o meu probleminha rolou por conta de uma troca de sabonetes. Sempre utilizei um sabonete especifico para a região intima, e semana passada ele acabou e havia me esquecido de comprar um novo, acabei usando um em barra qualquer que tinha sobrando aqui. Passados dois ou três dias utilizando, senti uma coceira que não é de Deus. Juro! É algo que nunca pensei que sentiria na região intima, é algo que quando você coça, só piora, parece que espalha e machuca. Corri e marquei uma consulta com o Gine e ele me informou que se tratava da Candidiase. Achei aquilo tão louco e péssima que pensei "Preciso alertar minhas leitoras"


  •  Afinal, o que é a Candidiase?

 A candidíase é uma infecção fúngica causada pelo crescimento excessivo de um tipo de fungo denominado Candida, geralmente Candida albicans. Esse fungo é normalmente encontrado em pequenas quantidades no corpo humano, não causando qualquer sintoma. No entanto, certos medicamentos e problemas de saúde podem gerar mais “fermento” para esse fungo crescer, especialmente em áreas quentes e úmidas do corpo. Isto pode causar sintomas desconfortáveis e às vezes perigosos. Ela afeta pele, unhas, órgãos genitais, garganta, boca e a corrente sanguínea.
 Então, é isso. Uma coceira danada e insuportável que dá la na ppka e pode ser realmente constrangedor, ele pode ser causado por:

  • Antibióticos;
  • Gravidez;
  • Diabetes;
  • Outras infecções (exemplo o HIV);
  • Deficiência imunológica;
  • Medicamento como anticoncepcionais e corticoides;
  • Relações sexuais desprotegidas;
  • Vestuário inadequado (roupas apertadas, biquínis molhados, lycra e roupa de academia que aumentam a temperatura vaginal);
  • Duchas vaginais em excesso
 Alguns dos sintomas são:


  • Coceira e irritação na vagina ou entrada na vagina (vulva);
  • Sensação de queimação, especialmente durante o sexo ou ao urinar;
  • Inchaço e vermelhidão na vulva;
  • Dor vaginal;
  • Secreção branca, espessa e livre de cheiro com uma aparência de queijo cottage.
 Durante o desespero achei que era falta de limpeza, lavei e lavei o que só piorou, pois quanto mais lava pior é. Também usei o tal do vinagre branco que minha mãe recomendou e sério, queimou no inicio mas depois aliviava, porém passado um tempo a coceira voltada. Até que enfim, consegui marcar uma consulta.

O doutor me receitou um antibiótico e uma pomada. Esse antibiótico você usa uma vez só e acabou e a pomada você deve aplicar durante o dia recomendado sem parar (inclusive durante a menstruação). Olha haha, não sei se o pior foi antes do tratamento ou quando iniciei, mas no desespero pesquisei e é normal, nas primeiras aplicações você pode sentir uma coceira muito grande e isso é natural se for apenas nos dois primeiros dias, pois quer dizer que os fungos estão em luta com a pomadinha milagrosa. Juro, foi muito dificil aguentar, mas aguentei! Uhuuuu. Enfim, finalizei o tratamento e não sinto mais nada, mas mudei alguns hábitos como o modo que limpo as calcinhas, higiêne e tudo mais, além disso essa semana irei fazer uma bateria de exames e em agosto retornarei com a minha doutora e juro que pretendo falar mais sobre com vocês, assim vocês ficam informadas como eu.

Mais alguém já teve candidiase? Segundo as fontes (Minha vida, Gineco e Uol) é normal as 75% das mulheres terem pelo menos uma vez na vida.

5 comentários:

  1. Já tive uma vez e é punk! haudha No meu caso foi por causa do anticoncepcional. Dizem que ela acaba na menstruação, mas não sei..
    Mas também tomei o remédio e apliquei pomada e sem problemas. É um tipo de coisa boba mas muita gente não dá atenção ou já acha que é falta de higiene e cuidado; falta muita informação infelizmente.

    Beijos!

    Hard Sakura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito bobo mas que pode acabar conosco haha

      Beijão Ca

      Excluir
  2. Oi Bruna,

    Super informativo o seu post, adorei. Temos que compartilhar essas coisas do universo feminino mesmo.
    É sempre bom saber pra não correr o risco de virar algo grave né.

    Beijos

    www.caroldoria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Carol,
      Temos que compartihar essas coisinhas hehe

      Beijão

      Excluir
  3. Parabéns pela coragem de se expor. Não tive candidiase, mas sei que é algo que temos no nosso corpo, o tal fungo e que pode dar esse problema mais chato D: bj
    http://monicadk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

analyticstracking.php

About Us


Bruna Della, 19, brazilian, drama student, blogger and capricorn. Believe that can change the world with smiles. Blog Cappuccino E Bobagens is a personal space where I can talk about places, products, woman things and projects that help the world. If you have some suggestion, please, send us an e-mail: cappuccinoebobagens@gmail.com Cappuccino E Bobagens // Cappuccino And Stuffs

Recent

recentposts

Random

randomposts